Friday 28 September 2012

Bom sinal?

Gostei de ver a entrevista na Sic Noticias ao presidente da CGTP, Arménio Carlos.
Finalmente uma entrevista que decorre de forma serena, sem fait-divers e acima de tudo com propostas concretas de medidas que o actual governo pode aplicar.
Ficámos a saber que o próprio ministro da finanças ficou agradado com algumas propostas. Penso que será um bom sinal se algumas das propostas apresentadas pela CGTP forem aplicadas no futuro.

Isto é politica. Não há que ter problemas se este é de esquerda, ou se o outro é de direita. A politica desde que feita por gente séria corre bem.

Pelo contrário, o maior partido da oposição, fala muito mas propostas concretas 0.

Com este texto não estou a dizer que concordo com tudo o que esta central sindical defende, mas espero continuar a ver oposição com pés e cabeça por parte da CGTP, afinal de contas se o objectivo comum é o bem de Portugal todas as propostas sérias e fundamentadas são bem vindas!

Thursday 27 September 2012

As Marias Ofendidas

Já nada me espanta, mas realço o facto do PS estar muito indignado devido à Ministra da Justiça ter dito, sobre o caso Mário Lino, que não poderá haver mais impunidades.
Acho espantoso que o PS peça a demissão da ministra em vez de pedir que se investigue o caso e caso haja culpas que sejam condenados a prisão. Em vez disso tenta desviar as atenções do fundamental para o acessório e fala mesmo em justicialismo protofascista ou pidesco
Mas porque razão deve ser demitida uma ministra que diz que: 
"ninguém está acima da lei" - Penso que todos concordadmos
"tudo deve ser investigado" - Penso que todos concordamos
"acabou o tempo" em que havia "impunidade" - A julgar pelo estado a que chegou este país... sim ao longo destes anos todos está de ver que houve muita impunidade

Se o PS acha que isto é uma difamação, concerteza que enfiaram o barrete e muito bem, qualquer pessoa sem nada a esconder não se ofende com tão pouco

Isto tudo porque a PJ realizou buscas às casas de Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos no âmbito do inquérito às ruinosas PPP que o governo socialista criou. Segundo uma noticia que já passou pelos telejornais, o estado pode ter sido lesado em valores muito perto dos 890 milhões de Euros.... Ora para se ter uma ideia de quanto isto é, o estado vai vender imóveis no estrangeiro que pode chegar a um valor de 20 milhões, os cortes ao financiamento dos partidos, proposto em conjunto por PSD e CDS pode levar a uma poupança de 23 milhões. A venda de 10 aviões F16 à Roménia pode valer 436 Milhões de Euros. Ora, com tudo isto ainda faltam cerca de 410 Milhões de Euros para tapar só este buraco.. (Imagino quantos não devem haver)

Uma coisa é certa, ninguém é culpado até ser julgado, certo.
Mas.

A confirmarem-se negócios claramente ruinosos para o estado a favor de uma qualquer empresa privada ou algum privado em particular, acho que esses politicos não devem ser apenas julgados nas urnas mas sim judicialmente.



Saturday 22 September 2012

O Circo

Acho muito engraçada esta estupidez do Partido Socialista a fazer de conta que é um partido sério...
Exaltam-se tanto com tão pouco... Deixaram o país à beira da banca rota, mas agora acham que são eles que o podem tirar dela... 

Assinam um acordo de entendimento, e depois fazem dele tábua rasa, o populismo tem limites, enquanto houver partidos destes a minar a democracia de um país, pode-se ter a certeza que o país não vai para a frente. Reclamam do desemprego, mas quem é que os pode levar a sério!? Acham mesmo que não têm responsabilidades nesses números? 

Mas quem nos meteu no buraco? A Monarquia acabou com o assassínio do Rei, supostamente por ser um regime de muita ostentação. Veio a primeira República, governos caiem a cada 4 ou 6 meses, chama-se Salazar para tentar meter mão nas contas públicas e verdade seja dita e doa a quem doer, as contas publicas foram tratadas com rigor e disciplina. Marcelo Caetano, já veio dizer que o tempo das vacas gordas tinha acabado, entetanto veio a 3ª República, com ela os aumentos insustentados economicamente ao sector público, depois entramos na Europa, foram rios de dinheiro a entrar, muito desse dinheiro usado novamente para comprar votos à conta de medidas populistas e insustentadas,  entramos no Euro que sendo um moeda tão cara, exige um rigor absoluto nas contas públicas e quando era necessário esse rigor absoluto, Guterres saiu a dizer que estávamos num pântano. Logo aí se viu que Portugal não estava nem nunca esteve preparado para ter uma moeda mais cara que a da toda poderosa "América". Barroso confirmou o que Guterres disse e afirmou que estávamos de tanga, foi o começo da austeridade, que era necessária! Não acabou o mandato e o seu substituto cortaram-lhe as pernas antes de aprender a andar, depois veio Sócrates, fez auto-estradas, prometeu aeroportos, fez mesmo um em Beja, eram TGV's, eram pontes, eram Super-Escolas com candeeiros de mais 5.000€ nessa altura estávamos num verdadeiro mar-de-rosas, o pântano era já uma miragem... O problema é que afinal as rosas tinham espinhos e tanta megalomania e desprezo pelo dinheiro dos contribuintes deu em banca-rota. 

Este governo, de pés e mãos atados, tenta como pode, tentar cumprir os compromissos internacionais e salvar o país da banca rota... E é a este governo que eu vejo a chamarem gatunos...

Brilhante...
Quase inacreditável.


A Problemática do Trabalho

Oiço muitos papagaios a falar que é preciso criar politicas de emprego, são precisos patrões formados e atentos às novas tecnologias etc...

Ora, eu penso...


A rapidez que as novas tecnologias permitem tornam impossível a criação de emprego sustentado.
Não há consumo que dê vazão a tanta rapidez nos processos de fabrico e os processos de fabrico para serem economicamente viáveis exigem cada vez menos mão de obra.

Esta problemática conduz-nos ao ponto a que estamos hoje em dia a chegar. É preciso deixar de discutir pentelhos e passar a discutir problemas concretos. Podem fazer as manifestações que quiserem, podem berrar, podem espernear, mas a verdade é que a evolução tecnológica trás desemprego e as empresas se continuarem a querer sem competitivas num mundo cada vez mais global e exigente têm de se manter actualizadas e para pagarem o investimento em novas maquinarias, não podem continuar a manter empregos desnecessários.

Actualmente para se reduzir globalmente o desemprego só se começássemos a exportar para Marte.


Saturday 15 September 2012

Manifestação Kamikaze

Todas as manifestações que hoje correram por Portugal, manifestações contra a Troika, vejo-as como manifestações a caminho da desgraça.

Caso o desejo destas manifestações fosse cumprido, a próxima tranche de dinheiro não vinha, os juros disparavam, Portugal entrava definitivamente em banca-rota, as exportações caiam a pique, os despedimentos do sector privado subiam a pique, o estado deixava de ter dinheiro para pagar aos funcionários público, reformados e pensionistas e então todos os manifestantes pensariam... secalhar não foi boa ideia virar as costas à troika....

A caminho da anarquia.



Friday 14 September 2012

Teorema da histeria

Normalmente se vemos nas noticias que um terrorista se faz explodir e mata 50 pessoas no Paquistão, assumimos esse acontecimento como normal. Continuamos normalmente com as nossas vidas, mesmo que haja nesse numero, crianças, engenheiros, médicos, professores, etc...

No entanto se alguém conhecido, por muito fútil que seja, morre por alguma eventualidade, apesar do acontecimento sacrificar menos 49 vidas que o anterior, gera-se uma histeria colectiva.

De forma análoga.

Quando os governos aumentam os impostos e prejudicam quem menos tem e se deixam os grandes tubarões de fora, ninguém para além dos menos desfavorecidos se queixa.
Quando se aumentam salários ou baixam impostos para comprar votos e dessa forma se sacrifica a viabilidade de um país. É o normal, ninguém entra em pânico, tudo continua normalmente.

Por outro lado, quando se passa a taxar as mais-valias bolsistas para 26.5% , quando o Imposto de Circulação de veículos de alta cilindrada tem um aumento brutal bem como o dos iates e das casas de luxo avaliadas em mais de 1 milhão de Euros... Aí gera-se uma histeria colectiva e tenta-se derrubar o governo.

E quem é que dá corda ao povo para ele se começar a mexer?
Os grandes!
Pela primeira vez temos um governo que está a querer meter os ricos a pagar parte da crise, eles (os ricos) ficam nervosos e atacam não as medidas que os atacam directamente, mas as que atacam todos, enche-se a comunicação social com uma medida mais generalista, papagaios têm o descaramento suficiente para mentir ao povo e dizer que quem paga a crise são sempre os mais desfavorecidos, os mais desfavorecidos nem são informados do outro lado da verdade e gera-se a histeria colectiva a pedir a demissão do governo.

Há verdades que estão para além daquilo que a vista alcança.



Costumes

Estou a ver  a entrevista ao Primeiro Ministro na RTP Informação...

O grau de estupidez destes pseudo jornalistas é tal que deveriam talvez mudar o nome de "Passos Coelho A Entrevista", para "Passos Coelho a Inquisição"

Entretanto Sócrates vive vida de luxo em Paris sem rendimentos declarados para tal.

Nada de novo portanto


Thursday 13 September 2012

Os Abutres


Oiço Manuel Alegre e vomito o almoço que comi com o oportunismo, o populismo, a demagogia desta gente.
Diz ele que retirava a confiança politica ao governo actual, mas no tempo que o mesmo sr. era deputado fazia um jogo ridículo de criticar o governo de Sócrates mas votou sempre a favor das medidas que nos fizeram quase entrar em banca rota! Votou sempre a favor das medidas do governo que tornaram inevitável a entrada da Troika em Portugal.  Responsabilidades?
Assobia para o lado?
Preso!

A liberdade não invalida a responsabilidade!