Wednesday 15 July 2015

A Grécia em 3 imagens

Atenas há umas semanas...



Atenas hoje...


Quando se acredita demasiado em Utopias dá nisto.
E depois a culpa é da Alemanha, quando o programa quem o apresentou foi a Grécia, feito por técnicos franceses, pois nem um programa os gregos eram capazes de fazer...

A Alemanha o que disse e a posição que assumiu juntamente com os Finlandeses, Polónia e os ex-países da U.R.S.S. foi que o melhor era a Grécia sair do Euro... E provavelmente era mesmo o melhor que podia acontecer à Grécia. E Tsirpas até talvez saiba isso.
Mas fica sempre melhor dizer que a "terrível" Alemanha é que deu o pontapé de saída para isso.
Não é possível querer estar no Euro e ter uma economia paralela que vale 50% do PIB da Grécia.

Entretanto o demagogo Varoufakis, aquele que dizia que se demitia se o "Sim" ganhasse e depois "demitiu-se" com a vitória do não, faz bom uso ao nome "Esquerda Caviar"

Esquerdista de convicção sem dúvida este Varoufakis....
Consta que não levou a sua humilde motorizada de 1.300c.c.

Tuesday 7 July 2015

Avante Camarada

Acabei de ler o Programa Eleitoral do PCP para as legislativas de 2015


Ainda estou na dúvida se isto é um programa eleitoral se uma receita para o desastre.

Por um lado querem "romper com a conivência e subserviência face à União Europeia...", por outro lado querem "prioridade no acesso transparente e simples das Pequenas e Médias Empresas “aos dinheiros do Portugal 2020".
  • Ora, o que é o programa Portugal 2020!?
  • Trata-se de um acordo de parceria adoptado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reune a actuação dos 5 fundos Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP. No qual se definem os princípios de programação que consagram a politica de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.  portugal2020.pt
Ora... sem União Europeia não há programa Portugal2020.... Alguém que diga isto ao Sr.Jerónimo porque secalhar pensa que isto é algum incentivo da U.R.S.S.

Mais uma pérola:
Por um lado querem perdão de 50% da dívida. Como diz o Jerónimo a dívida como está é insustentável.
Mas por outro querem fazer um "forte investimento público na construção civil" fazendo novo Aeroporto de Lisboa, 3ª travessia sobre o tejo, TGV, renovação da rede ferroviária e rodoviária.  
Será que a dívida destes investimentos é diferente da actual e já pode ser sustentável por artes mágicas???

Os "democratas" do PCP querem romper com a União Europeia, mas depois querem ir para o Alentejo desapropriar terras que foram compradas pelos seus actuais proprietários para fazerem uma reforma agrária....
Falar nisto quando o sector agrícola português Duplicou as exportações na presente legislatura e de uma demagogia e populismo indescritível. sector agroalimentar


Ainda...
Depois de escreverem que querem sair da Europa e do Euro, prometem um salário mínimo de 600... Euros.
Depois de sairmos da Europa, da Nato e de todas as restantes medidas de aumento claro da dívida pública, depois da mais que certo desvalorização do Escudo e do aumento mais que certo da inflacção esses 600€ vão dar exactamente para quê? Comprar uma foice e um martelo???


Coitados...
Isto é um programa cheio de sonhos e utopias (e contradições também) mas impossível. Como disse num post anterior, na matemática 1+1=2 quem que faça a conta seja de direita, de esquerda, conservador ou liberal...


Austeridade



O que é?
Austeridade é um nome pomposo que foi lançado para revoltar o pessoal.
Quando um estado, uma família ou uma pessoa singular ganha persistentemente menos do que aquilo que gasta, ou tem alguém que lhe empresta para compensar a diferença ou chega a um ponto que não tem quem lhe compense essa diferença e tem de gastar menos... Portanto restabelecer o equilibrio entre aquilo que ganha com aquilo que gasta.

Ou seja, andar a apregoar que a Austeridade tem que acabar é uma Burla que andam a vender às pessoas!

Monday 6 July 2015

O problema da Matemática

O problema da Matemática e das finanças é um e apenas um.

É o que é!  Não muda ao sabor de ideologias políticas.
1+1=2 quer quem faça a conta seja de esquerda, quer seja de direita.

Quando se ganha 5, só se pode gastar 5. Quando se gasta mais cria-se uma dívida. E quando essa dívida existe pelos vistos há quem a queira ignorar. 

As finanças públicas gregas andam ao sabor de populistas radicas que andam a vender ao povo sonhos e utopias só possíveis ficando a dever a alguém. 
Curiosamente extrema-esquerda e extrema-direita andam de mãos dadas nesta crise grega. Sinais preocupantes.


Sunday 5 July 2015

Eu também sou Democrata.

Após a vitória do "Não" no referendo Grego toda a oposição parlamentar portuguesa, que é de facto de ideologia de esquerda, tem a mesma opinião do partido de extrema-direita de Marine LePen... Não entendo.

Todos apoiam um partido que passou a semana a vilipendiar os credores, que no fundo são quem tem sustentado a Grécia, chamando-lhes inclusivamente de terroristas, equiparando por isso, as instituições europeias ao Estado Islâmico, Al-Qaeda e demais organizações terroristas.

E depois, como se isto fosse uma coisa banal, querem voltar à mesa das negociações na Segunda-feira como se o resto da Europa tivesse disponível de perna aberta sempre que os Gregos queiram e como se o que foi dito sobre elas não tivesse significado nenhum.

Mas afinal de contas, quem deve a quem? Quem criou a dívida? Quem é que teve politicas que deixaram a Grécia numa situação de Insolvência? As instituições Europeias não foram concerteza.
Aliás, as instituições europeias não entraram na Grécia por livre e espontânea vontade, entraram porque alguém os chamou.

O povo grego está a sofrer porque tem um governo que lhes prometeu a Lua e fez promessas que simplesmente não as podia cumprir sem ajuda financeira externa. O que este governo quer, é uma revolução e retirar a Grécia do Euro, como aliás o Syriza defendeu nas eleições que precederam à sua eleição. O que o Syriza não quer é ser responsabilizado por essa saída. Por isso tem feito os possíveis para a sua expulsão do Euro para apontar o dedo da responsabilidade à Europa e não a eles.

Quem convoca um referendo com 8 dias de antecedência, sem o povo saber exactamente o que está em causa pode falar muito em democracia mas realmente não a sente.
Salazar também dizia: "Eu também sou democrata."



We Only need their Money





Não são uma colónia da Sra. Merkel. Apenas precisam do dinheiro da senhora Merkel...

Resumo da situação grega:
Quando um partido de extrema esquerda se alia a um partido de extrema direita neo-nazi, só podia dar mer.....