Thursday, 10 May 2007

Negócios do Ouro Negro

Quero deixar aqui uma nota sobre o preço a que se pagam hoje os combustíveis.
É que sinceramente a comunicação social parece que anda toda aparvalhada no Algarve a fazer notícias de treta onde se chega ao cúmulo de transmitir reportagens dos canais estrangeiros para mostrarem que Portugal está a ser falado.

Enquanto isso, no país real estamos a pagar a gasolina ao mesmo preço de quando o petróleo andou no limiar dos 80 dólares por barril. Hoje, com o preço do ouro negro a 61,59 dólares por barril é uma vergonha estarem-se a praticar estes preços. E é bom não esquecer que entretanto está aí o Imposto sobre produtos petrolíferos a aumentar de novo.
O que me intriga é porque razão, este imposto está sistematicamente a aumentar, é que o imposto ao ser uma percentagem sobre o preço base, com o aumento do preço base da gasolina o imposto sobe automaticamente. Será que não basta já o aumento que os combustíveis têm sofrido!?

É claro que o estado lucra bastante com esta escalada de aumentos, talvez por isso tenham chagado à conclusão que o preço do sal era combinado entre os vários fabricantes – como se o sal fosse muito caro – mas não chegam à mesma conclusão no que respeita às gasolineiras.
Na vida ou há moralidade ou comem todos, neste caso parece que comem todos, excepto o povo claro, mas… quem é o povo no meio destes abutres todos?

No comments: