Thursday 26 April 2007

Wednesday 25 April 2007

Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

De: António Gedeão

Tuesday 24 April 2007

Tendencialmente gratuita. Para quem?

A Constituição da República Portuguesa diz que a saúde deve ser tendencialmente gratuita. Até hoje pensei que eles se referiam que deveria ser tendencialmente gratuita para os cidadãos. Mas afinal eles deviam-se estar a referir que deve ser gratuita para o estado.

É inadmissível como é que este governo fecha tudo e mais alguma coisa, este governo está declaradamente ao lado dos interesses privados, basta olhar para que serviu o referendo ao aborto. Muito bem, legalizaram o aborto como queriam, mas quem é que está a lucrar com isto tudo? As clínicas privadas, na maior parte das vezes espanholas.
A onda que varre Portugal de norte a sul a fechar maternidades, centros de saúde, SAP’s serve para quem? Serve para abrir lacunas no Serviço Nacional de Saúde para que os privados possam abrir e florescer.

Isto até pode parecer tudo muito bonito, afinal de contas o estado poupa e sempre há privados a ganhar dinheiro. Mas ganham dinheiro através de quem? Do Zé povinho claro está. O nosso (des)governo está claramente a fazer uma politica virada para os interesses privados e o povo que se lixe. É que por cima disto o estado ainda incentiva os profissionais da saúde a saírem do SNS, basta que investiguem os ordenados em atraso que certos profissionais têm, principalmente na área das urgências, para chegarem a essa conclusão.

Saturday 21 April 2007

Oportunidades

A campanha publicitária que o ministério da educação lançou sobre as novas oportunidades, é tão tola que só poderia mesmo vir do nosso querido governo, em particular da nossa ministra de uma espécie de educação.
Nos meus tempos de escola primária ensinaram-me a ter respeito por certas profissões, agora com esta campanha publicitária desacreditam publicamente todos os trabalhadores dessas áreas em foco. Lamentável.

Até parece que não são precisos jardineiros, homens de recolha do lixo, jornaleiros, etc. São profissões tão nobres e tão importantes como todas as outras.
A ministra da educação devia era preocupar-se com o fenómeno de haver cada vez mais licenciados em caixas de super-mercado em vez de esbanjar dinheiro, de um país em crise, em campanhas publicitárias inúteis e desajeitadas.

Thursday 19 April 2007

Novo Layout

E digam lá que não está bonita esta nova decoração

Bye bye UNI


Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.


(créditos da imagem para wehavekaosinthegarden.blogspot.com) 

A conferência de imprensa da UNI, foi - como era de esperar - abafada, sendo que na realidade a Montanha pariu um rato, mas não deixa de ser interessante reter vários pormenores.

- Qual é a Universidade que dispensa um certificado de habilitações para realizar equivalências?

- Qual é a Universidade que de um Bacharelato para uma Licenciatura apenas precisa de fazer 4 disciplinas?

- Qual é a Universidade que tem professores a dar quatro disciplinas no mesmo semestre?

- Qual é a Universidade que nos seus registos consegue prever o futuro e adivinhar números de telefone futuros?

Isto revolta qualquer pessoa que ande a estudar, e era bom que as coisas se esclarecessem cabalmente. Nunca hei de votar no Marques Mendes, mas tudo lhe caiu em cima por ter tocado no tema da licenciatura do nosso PM. Tudo lhe caiu em cima porque na realidade a classe politica tem toda o rabo preso, não é de agora que se fala nos cursos relâmpago de certos políticos.
Se bem me lembro um ministro do anterior governo viu-se obrigado a demitir por uma pseudo “cunha” para a filha entrar para a universidade, como se que as notas da filha não fossem suficientemente boas para entrar naquilo que muito bem entendesse. Nessa altura os ditos Socialistas não se preocuparam em centrar-se nos temas realmente importantes para a nação. Eu estou-me nas tintas se o PM do nosso país é engenheiro ou não, mas tenho o direito de saber se ele mentiu ao povo português sobre as suas habilitações ou não.

O que eles querem é que as pessoas continuem a discutir a localização do novo aeroporto, como se uma localização de um aeroporto fosse realmente de extrema importância para o futuro da nação.

Quer se fazer crer que por se exigir o esclarecimento sobre a licenciatura do PM não se quer debater os reais problemas da nação. Isso é uma manipulação de opinião grosseira, eu também acho que eles deviam explicar às pessoas o porquê de aumentarem os impostos brutalmente quando antes de irem para o poleiro diziam que não os iam aumentar. Deviam explicar porque é que há dinheiro para todas as instituições de apoio aos drogados ao mesmo tempo que têm que se fechar centros de saúde e há cortes brutais para os deficientes, deviam explicar porque é que há cada vez mais desemprego e deviam explicar porque é que andam a fechar administrativamente Portugal. E já agora explicarem porque razão é preciso fechar a UNI às pressas prejudicando os alunos, será que há alguma coisa que precisa de ser escondida?

Monday 16 April 2007

Por um Canudo

Nos papéis apresentados pelo nosso Primeiro-ministro Pinto de Sousa para tentar provar que até tem um canudo, o indicativo telefónico de Lisboa é o actual, sabendo que à suposta data da emissão da dita papelada ainda não havia tal indicativo.

Como se costuma dizer, o papel é branco, aceita tudo o que lhe queiram escrever.

Friday 6 April 2007

Se Faz Favor...

Olhe, é um curso universitário aqui para a mesa do canto.

Tuesday 3 April 2007

Ser Automobilista

E voltando a bater na mesma tecla, os automobilistas ao fim ao cabo são uma classe operária sem direitos mas com muitos deveres. Vejamos:
Assim que compramos um carro novo, vai logo IA e IVA para o estado, por alto vai metade do dinheiro para a marca automóvel e outra metade para o estado. Depois vêm os combustíveis em que pagamos novamente o belo do IVA mais o imposto sobre produtos petrolíferos, desta vez mais de 65% do que pagamos vai direitinho para o estado. Chegam as revisões e lá vem outra vez o IVA que ao fim ao cabo não é tão pouco quanto possa parecer, Os pneus gastos, mais IVA, imposto ecológico e penso que também têm uma parcela de imposto sobre produtos petrolíferos. Ooops, fui multado, vejam lá vocês bem ia 2Km/h acima do limite, mais uma batelada para o estado. Entretanto com o passar dos meses os custos da gasolina e visitas à oficina vão aumentando, claro está que nunca se pára de contribuir para o mealheiro estado.
Chegados ao fim da Primavera, não vá o português gastar o dinheiro todo nas férias toma lá e paga mais o imposto de selo, este ao menos é certinho direitinho, aumenta todos os anos, nunca falha! Pummm…! Caí num buraco, jante empenada e amortecedor partido, lá vem mais uma visita à oficina com o respectivo IVA à mistura. Minha nossa senhora, ainda bem que tenho férias da Páscoa, a minha memória já nem se estava a lembrar do seguro, esse também na hora de pedir o dinheiro nunca falha, mas na hora de servir o cliente começa logo a assobiar para o lado.
O quê!? Já? Agora é hora da inspecção periódica obrigatória, Mais dinheiro, mais IVA ufff… Ainda não acabei mas já estou cansado…

É uma vergonha os automobilistas contribuírem para o estado como contribuem e temos de ter a porcaria de estradas que temos, os nossos governantes se tivessem vergonha na cara deviam-se enterrar.

Excesso de velocidade

É inacreditável, estou agora a ouvir um anúncio do Ministério da Administração Interna a alertar aos perigos do excesso de velocidade. O anúncio tem uma música de fundo tenebrosa, até se ouvem as pás a cavas covas mortuárias.
Os senhores ministros deveriam ver o índice de sinistralidade da AutoBahn – Auto-estrada alemã sem limite de velocidade em algumas zonas – e tirar as suas próprias conclusões.

O excesso de velocidade em Portugal tem as costas largas, não há acidentes pelos maus traçados das estradas portuguesas, não há acidentes pela sujidade que há nas estradas que reduzem o índice de atrito entre o pneu e o asfalto, não há acidentes pelo mau escoamento de água das estradas portuguesas, não há acidentes pelo mau estado das estradas etc… O excesso de velocidade é que é o culpado de tudo e mais alguma coisa que se passa em Portugal. O ministro das finanças que procure bem porque talvez até seja o excesso de velocidade que é culpado pelo défice.
A verdade é esta, gastam-se milhões em Portugal a combater o excesso de velocidade, mas todas as outras infracções passam em branco, andar nas auto estradas na faixa do meio ou da esquerda com a faixa da direita livre é o pão nosso de cada dia, mas quem é que controla isto? Quem é que controla os carros colados a outros sem respeitarem a distância de segurança? Ninguém, ninguém porque a culpa de tudo é sempre o excesso de velocidade e assim se vai sempre sacudindo a água do capote. 

Conselho: Ligar som para ver o video


Sunday 1 April 2007

Onde está o Wally!?

Sinceramente já chateia ver dois post’s seguidos com quase o mesmo nome, mas realmente não podia deixar passar esta.

Nas comemorações dos 50 anos da União Europeia, o nosso Presidente da República fez o favor de convidar todos os responsáveis portugueses pela adesão de Portugal à EU, todos quer dizer… todos menos um.
Parece que Cavaco se esqueceu da figura principal. Todos sabemos que Cavaco e Soares nunca conviveram muito bem, mas esta birra não fica bem a um Presidente da Republica.

Não havia necessidade.