Friday 14 September 2012

Teorema da histeria

Normalmente se vemos nas noticias que um terrorista se faz explodir e mata 50 pessoas no Paquistão, assumimos esse acontecimento como normal. Continuamos normalmente com as nossas vidas, mesmo que haja nesse numero, crianças, engenheiros, médicos, professores, etc...

No entanto se alguém conhecido, por muito fútil que seja, morre por alguma eventualidade, apesar do acontecimento sacrificar menos 49 vidas que o anterior, gera-se uma histeria colectiva.

De forma análoga.

Quando os governos aumentam os impostos e prejudicam quem menos tem e se deixam os grandes tubarões de fora, ninguém para além dos menos desfavorecidos se queixa.
Quando se aumentam salários ou baixam impostos para comprar votos e dessa forma se sacrifica a viabilidade de um país. É o normal, ninguém entra em pânico, tudo continua normalmente.

Por outro lado, quando se passa a taxar as mais-valias bolsistas para 26.5% , quando o Imposto de Circulação de veículos de alta cilindrada tem um aumento brutal bem como o dos iates e das casas de luxo avaliadas em mais de 1 milhão de Euros... Aí gera-se uma histeria colectiva e tenta-se derrubar o governo.

E quem é que dá corda ao povo para ele se começar a mexer?
Os grandes!
Pela primeira vez temos um governo que está a querer meter os ricos a pagar parte da crise, eles (os ricos) ficam nervosos e atacam não as medidas que os atacam directamente, mas as que atacam todos, enche-se a comunicação social com uma medida mais generalista, papagaios têm o descaramento suficiente para mentir ao povo e dizer que quem paga a crise são sempre os mais desfavorecidos, os mais desfavorecidos nem são informados do outro lado da verdade e gera-se a histeria colectiva a pedir a demissão do governo.

Há verdades que estão para além daquilo que a vista alcança.



No comments: