Sunday 5 July 2015

Eu também sou Democrata.

Após a vitória do "Não" no referendo Grego toda a oposição parlamentar portuguesa, que é de facto de ideologia de esquerda, tem a mesma opinião do partido de extrema-direita de Marine LePen... Não entendo.

Todos apoiam um partido que passou a semana a vilipendiar os credores, que no fundo são quem tem sustentado a Grécia, chamando-lhes inclusivamente de terroristas, equiparando por isso, as instituições europeias ao Estado Islâmico, Al-Qaeda e demais organizações terroristas.

E depois, como se isto fosse uma coisa banal, querem voltar à mesa das negociações na Segunda-feira como se o resto da Europa tivesse disponível de perna aberta sempre que os Gregos queiram e como se o que foi dito sobre elas não tivesse significado nenhum.

Mas afinal de contas, quem deve a quem? Quem criou a dívida? Quem é que teve politicas que deixaram a Grécia numa situação de Insolvência? As instituições Europeias não foram concerteza.
Aliás, as instituições europeias não entraram na Grécia por livre e espontânea vontade, entraram porque alguém os chamou.

O povo grego está a sofrer porque tem um governo que lhes prometeu a Lua e fez promessas que simplesmente não as podia cumprir sem ajuda financeira externa. O que este governo quer, é uma revolução e retirar a Grécia do Euro, como aliás o Syriza defendeu nas eleições que precederam à sua eleição. O que o Syriza não quer é ser responsabilizado por essa saída. Por isso tem feito os possíveis para a sua expulsão do Euro para apontar o dedo da responsabilidade à Europa e não a eles.

Quem convoca um referendo com 8 dias de antecedência, sem o povo saber exactamente o que está em causa pode falar muito em democracia mas realmente não a sente.
Salazar também dizia: "Eu também sou democrata."



No comments: