Tuesday 13 March 2007

Arrasto Económico

Penso que foi na Sexta-feira vinha eu já tarde e a más horas da escola para casa quando ouço as colunas do carro emitirem uma frase que me deixou estupefacto. A economia nacional está a crescer. Pensei de imediato como é que tal era possível num período onde centenas de empresas estão na falência e cada vez há mais desemprego. Será que Portugal descobriu uma nova forma de economia? Pensei eu. A resposta a esta minha dúvida foi prontamente respondida quando os meus ouvidos captaram a frase… “situação fortemente impulsionada pelo aumento de exportações.”

Ou seja, na realidade este crescimento foi um crescimento por arrasto devido às economias estrangeiras terem subido e não um crescimento devido à situação interna portuguesa ter melhorado.

Na realidade continuamos a ter empresas a fechar, cada vez mais desemprego, o estado a chupar os contribuintes até ao último tutano e a adoptar medidas avulsas sem uma estratégia de futuro definida para além do “Choque Tecnológico”.

No comments: