Tuesday 5 February 2008

Aeroporto Jamé

Bem, um pouco atrasado a comentar a localização do novo aeroporto, mas pelo menos tive tempo para reflectir... Ou não.
Eu que julgava que morava no Oeste, mas pelo vistos agora enfiaram a Marinha Grande nas Beiras... Olhem que com a Marinha ninguém faz farinha!!!

Adiante...
Eu não vi o estudo com que o governo se baseou, mas informei-me minimamente.
Para já parece-me óbvio que em termos de ordenamento do território a localização de Alcochete (é ali no deserto abaixo do Tejo) é bastante prejudicial. Porque se os habitantes de Lisboa se queixam que na Ota ficava muito longe, o aeroporto na margem sul para grande parte do país - a zona centro - fica ainda mais longe. Vamos ficar com aeroporto acima do Douro e outros três, abaixo do Tejo (Alcochete, Beja e Faro) Sim, porque Beja vai poder receber voos civis ainda este ano.

Não quero com isto dizer que foi mal escolhida a localização, reconheço que tem espaço para expansão que nunca mais acaba, mas depois há muita opinião que me faz confusão. Do tipo, Ota tem nevoeiro, tem ventos maus etc... A base da Ota foi em tempos uma base de instrução, penso que não se fazia de uma base com condições tão más, uma base de instrução. E Alcochete estando tão perto do estuário do Tejo, tenho duvidas se não terá mais nevoeiro que a Ota.

Depois em termos de custos, o estudo do LNEC, não contabilizou a nova ponte sobre o tejo ou os custos de uma ligação ferroviária da linha do norte ao novo aeroporto, pois neste momento é impossível ir de Coimbra ou Leiria para Alcochete. Assim como também não contabilizou os custos da desminagem do terreno do Campo de Tiro de Alcochete, pois não se sabe quantas bombas lá estarão que foram largadas e não explodiram... Tudo isto são custos nada meigos que não foram tidos em conta. A ponte por exemplo, é um custo indirecto, mas no fundo se não fosse feito o aeroporto, provavelmente não seria feita, pelo menos para já. E uma ponte não se faz com meia dúzia de tostões, mas sim com bem mais que uma dúzia de milhões.
Ouvi ainda um argumento que com o novo aeroporto em Alcochete podemos ter um tráfego aéreo equivalente ao de Nova Iorque...
Tipo... Nova Iorque tem mais de 8.2 milhões de habitantes, Portugal tem cerca de 10.1 milhões.
Para que raio queremos um aeroporto que nos possa permitir um tráfego equivalente ao de Nova Iorque!? Só para Inglês ver? É que Nova Iorque nem sequer tem um aeroporto, tem três! A saber: John F. Kennedy Interational, Newark Libery International e LaGuardia.
Concerteza que que deu esse argumento estava a passar por um daqueles dias difíceis e não pensou no que disse. Mas é claro que o povo gosta de ouvir estas coisas, não têm é nexo nenhum.

Havia interesses da Ota? Concerteza que sim, assim como há interesses em Alcochete, o turismo, o investimento que se está a fazer em Tróia, onde Pinto Sousa até lá foi fazer fazer uma implosão das duas torres etc... Até o próprio aeroporto Sá Carneiro, no Porto sai beneficiado.

Uma coisa é certa, a maior falha deste novo aeroporto é não estar feito à já uns vinte anos. Se é em Alcochete que seja, ainda tenho duvidas é se será assim tão bem escolhido o local e se havia assim tão poucos interesses subterrâneos como dizem... Até porque quanto mais poderoso são os interesses, mais perigosos são e pelo vistos os interesses pró Ota não foram assim muito poderosos.


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