Monday 4 February 2008

Engenharia Tuga

Já não é o primeiro post que faço com um titulo deste género, mas realmente tem de ser.

Com o novo aeroporto a ser situado na zona da margem sul, também conhecida como deserto, segundo Mário Lino. Chegou-se à conclusão que a ponte Vasco da Gama vai ser "ampliada".

Ampliada quer dizer... vão repintar as faixas de rodagem para em vez de três faixas para cada lado, passar a ter quatro faixas. Passado dessa forma cada faixa a ter 3 metros de largura em vez dos actuais 3,6 metros. Se pensarmos que esta medida afecta a segurança de quem passa na ponte, eles respondem com uma diminuição da velocidade máxima de 120Km/h para 80Km/h.

Mas que raio de onde é que saíram estes números!? As bermas, se são pequenas agora, vão deixar de existir, pois a largura de cada sentido de rodagem vai passar de 10,8 metros para 12 metros. Os ventos cruzados, comuns na Vasco da Gama, podem desviar um carro da sua trajectória, que como uma faixa mais estreita há mais probabilidades de ir parar à faixa do lado e provocar um acidente.

E depois o melhor...
Se o aumento das faixas de rodagem de 3 para 4 faz aumentar em 33% a capacidade da ponte, a redução de 120Km/h para 80km/h faz reduzir a capacidade da ponte em 50%...
Onde está o ganho desta medida!?

Aumentar os condutores infractores por ninguém ir respeitar os 80Km/h para assim ganhar mais uns trocos em multas!?

No comments: