Wednesday 6 February 2008

Super Tuesday

Ou em português, Super Terça-Feira.

Até agora nada ficou decidido nesta super tuesday americana, mas parece que Hilary leva ligeira vantagem sobre Obama pelo lado dos Democratas enquanto que pelo lado dos Repúblicanos parece-me que McCain vai ser mesmo o candidato republicano.
Apenas quero expressar o meu desejo para que no final, ganhe quem ganhar estas primárias, o vencedor sejam os Democratas.

Pessoalmente penso que Marak Obama possa ser mais inovador, ou dar uma dinâmica perdida aos E.U.A. e claro, uns E.U.A. fortes é uma coisa que favorece também a economia Europeia.
Quanto à Hilary Clinton, pode ter muito boa vontade e também acredito que possa dar a dinâmica perdida dos E.U.A., mas no fundo, já lá esteve, não como presidente, mas como primeira-dama, conhece os cantos à casa, mas talvez seja um alvo mais fácil dos grandes interesses, mas isso sou eu a pensar...
Quanto aos republicanos continuam com o discurso do terrorismo e que vão apanhar Osama Bin Laden... É como bater em folhas mortas, para já porque sou extremamente séptico quanto à questão do terrorismo, do 11 de Setembro etc... Até convido verem o meu post onde mostro o filme inteiro Loose Change que questiona todo o 11 de Setembro, para que serviu, quais os interesses entre outras coisas. Só sei que cada vez me convenço mais que o 11 de Setembro foi o maior e mais trágico golpe de teatro que alguma vez se viu. Espero estar enganado, mas é a minha opinião.

Sobre os Democratas, o "ponto fraco" dos dois candidatos é que ambos provocam questões fracturantes, a Hilary porque é mulher, Obama porque é preto.
Se os E.U.A. têm uma variedade cultural enorme, não é menos verdade que grande parte dos E.U.A. são extremamente conservadores e isso pode tirar peso aos dois candidatos Democratas. Hilary por exemplo ainda é lembrada por ter perdoado Bill Clinton pelo escândalo Lewinsky, se para as grandes cidades isso pouca importância tem, em certos estados mais interiores Hilary ainda é alvo de chacota. No entanto e apesar de preferir Obama, penso que é mais fácil para os Democratas ganharem a presidência com Hilary Clinton do que com Marak Obama.

É esperar para ver, espero sinceramente é que no fim os Republicanos não ganhem. O mundo está cansado de George W. Bush, o presidente que apanhou os E.U.A. com superavit e o deixa com um déficit de quatrocentos e trinta mil milhões de dólares, com cortes em tudo e aumentos para a despesa de guerra. Entretanto os cidadãos de New Orleans ainda sofrem com os danos do furacão Katrina espelhando brutalmente em que estado está a outrora Toda Poderosa América. Dá que pensar...



Aproveitando uma frase do Jeremy Clarkson...
Como é que o presidente Bush pode dormir à noite e aumentar as despesas da guerra quando New Orleans está como está!?

E agora...
Um exemplo dos tais estados conservadores que falei. A America que pouca gente ainda pensa que há.


Sweet Home Alabama.

No comments: